//

Como funciona o sistema GPS ?


O Sistema de Posicionamento Global (GPS) é um sistema de navegação baseado em satélite, composto de uma rede de 24 satélites colocada em órbita pelo Departamento Norte-Americano de Defesa.


O GPS foi originalmente planejado para aplicações militares, mas nos anos oitenta, o governo fez o sistema disponível para uso civil. GPS trabalha em qualquer condição de tempo, em qualquer lugar no mundo, 24 horas por dia, e não é cobrada nenhuma taxa para sua utilização.

Satélites de GPS circundam a terra duas vezes por dia, em uma órbita muito precisa, transmitindo informações precisas para a Terra. Receptores de GPS levam esta informação e, triangulação de uso, para calcular o local exato do usuário.

Essencialmente, o receptor de GPS compara o tempo em que um sinal foi transmitido por um satélite, com o tempo que foi recebido. A diferença de tempo é transmitida para o receptor de GPS, o quão longe o satélite está.

Agora, com medidas de distância de mais alguns satélites, o receptor pode determinar a posição do usuário e pode exibir isto no mapa eletrônico da unidade.
Questões:

a) Qual o referencial utilizado?
São utilizados referenciais situados fora do planeta

b) Quais as coordenadas?
Latitude e longitude

c) Onde fica a origem das coordenadas?
A 0º de latitude (equador) e 0º longitude (Greenwich)

d) Qual o numero mínimo de satélites que devem estar "visíveis" no horizonte local? Por quê?
Três satélites, para que seja feita uma triangulação (três retas definem um ponto) com o tempo de resposta dos sinais, possibilitando calcular uma posição 2D (latitude e longitude) e movimento de rastro.

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Mobral Tecnológico